O que é User Experience?

O User Experience Design, ou design da experiência do usuário, é a área que se preocupa em projetar ao usuário a melhor experiência possível ao utilizar um determinado produto ou serviço. UX foca nas necessidades, desejos e limitações dos usuários durante todo o projeto, a cada tomada de decisão, desde a concepção até o lançamento do produto ou serviço.

Neste processo, são recolhidas informações valiosas sobre o consumidor e sobre os aspectos a serem melhorados, fazendo com que os investimentos em melhorias sejam mais certeiros. A aplicação do UX Design envolve pesquisas sobre o perfil e comportamento do usuário, a mensuração e coordenação de interações físicas e cognitivas, assim como a coordenação, projeção e desenvolvimento de processos para facilitar a experiência e satisfazer o usuário. O User Experience Designer precisa pensar o sistema de forma holística. Quais são os fluxos? Quais os pontos de contato que o usuário tem? Como ele chega até o produto? Em que contextos ele usa o produto? O principal desafio é compreender os anseios do usuário para desenvolver formas de interação que alcancem o máximo de satisfação.
As etapas básicas do processo de UX são:

  • Identificar requisitos: realizar uma pesquisa prévia, levantar necessidades e entender os pontos de conflitos dos usuários através de pesquisas, observações e entrevistas antes de começar o projeto.
  • Criar soluções alternativas: após levantas as necessidades do usuários, chega a fase de ideação, aonde são levantadas hipóteses de soluções.
  • Construir protótipos testáveis: hora de validar as soluções com modelo de interface para tirar as ideias do papel
  • Avaliar com usuários: levar os protótipos para testes com usuários, colhendo os feedbacks sobre o que funciona e o que pode melhorar.

Vários fatores são responsáveis pela percepção final do usuário, mas o mais comum é a interface. Por este motivo, é muito comum confundir User Experience com User Interface. O UI design faz parte dos elementos que compõem o UX, mas é responsável pela parte visual de um projeto, por onde o usuário interage com um determinado aplicativo, programa de computador, rede social, site ou até mesmo algum produto físico. Ou seja, UI é um das ferramentas utilizadas para se entregar uma boa experiência.  A experiência, no User Experience, inclui valores afetivos que compõem a percepção do usuário, em relação à marca.

Qual a importância do UX?

Quando o UX Design é aplicado desde o início do processo, é possível reduzir pela metade o tempo perdido com retrabalho. Isto ocorre porque o UX design traz o usuário para o centro do processo, compreendendo suas necessidades e limitações, fazendo com que o produto final seja desenvolvido em cima destas informações. Durante o processo de desenvolvimento, é possível realizar testes com usuários e observar esta interação. Desta maneira, é possível identificar obstáculos e dificuldades e corrigi-los antes que se multipliquem.
Além disso, quando o usuário tem um relacionamento com uma marca baseado em boas experiências, isso aumenta exponencialmente o valor percebido dos produtos e serviços, alcançando um grande número de consumidores fiéis ao longo do processo.

Para saber qual a importância do design para seu site clique aqui.  Você pode conferir também algumas dicas de web design aqui.

Artigos relacionados

Tags: , ,