A importância do design para seu site

Você já percebeu que andando por shoppings centers ou lojas, muitas vezes paramos para apreciar algumas vitrinis e passamos direto por outras? Ou como um prato bem apresentado causa fome e vontade de experimentar? Ou então como ao ver uma imagem do mar somos despertados à ir para a praia? O fato é que nós apreciamos uma boa apresentação.

Na internet não é diferente. Muito pelo contrário, o visual é ainda mais importante, isso porque o visitante não pode tocar no produto, tudo que ele tem e uma imagem. Além disso, o design do seu site pode influenciar as pessoas a lerem o conteúdo, navegarem pelas páginas ou fazê-las simplesmente abandonar todo o processo e procurar coisa melhor.

Uma pesquisa da Consumer Report, aponta que 48.1% dos consumidores avalia a credibilidade de um site pelo design visual. Além disso, 28.5% se utiliza da estrutura do design e organização de informações para também avaliar a credibilidade.

A atração acontece por uma boa interface, com cores bonitas, fontes que não dificultem a leitura, posicionamento adequado dos elementos com fácil visualização e uma boa experiência em dispositivos móveis. Mas um bom site não deve ser apenas bonito, ele também precisa ser simples e de fácil usabilidade para o usuário.

Para isso se utiliza a arquitetura de informação, que é o planejamento correto de como a informação deve ser estruturada de modo que a navegação seja simplificada. Assim, um site com muito conteúdo parece simples de navegar. A usabilidade está relacionada à facilidade que o visitante tem ao navegar no site. O link está corretamente destacado? A imagem do banner possui um link para mais informações? A estrutura é facilmente entendida?

A reformulação do seu site, atendendo todas as coisas mínimas de um design atrativo para os usuários, pode levar algum tempo para ficar completamente estruturada, mas traz diversos benefícios para o seu negócio, como por exemplo, aumentar páginas visitadas, aumentar as vendas/contatos,aumentar o tempo de permanência no site e diminuir a taxa de rejeição.

Artigos relacionados