O que é e qual a importância de um CTO

CTO é a sigla em inglês para o termo Chief Technology Officer. Ele é o profissional responsável pela gestão de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e por todas as atividades ligadas à tecnologia nas empresas. Na prática é o profissional responsável por cuidar de todas as ações que dizem respeito à infraestrutura tecnológica.

A função do CTO é garantir que os sistemas tecnológicos e de informação estejam sempre em perfeito funcionamento. Ele deve ter o conhecimento empresarial necessário para alinhar as decisões relacionadas à tecnologia com os objetivos da empresa.

 

Responsabilidades do CTO

Anteriormente o CIO (Diretor de Informação), desempenhava também a função do CTO. No entanto, com o avanço da tecnologia, houve uma crescente necessidade de separar o trabalho CIO em dois papéis para garantir o sucesso da empresa. O CTO tem um papel de planejamento estratégico, enquanto o CIO tem um papel mais focado em tecnologia.

Cabe a esse profissional ter visão sistêmica para identificar as ameaças e oportunidades tecnológicas da empresa e gerenciar as equipes de desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. Mas as especificidades do trabalho do CTO variam de uma organização para outra. Aqui estão alguns itens típicos em uma descrição de trabalho CTO:

  • Identificar oportunidades e riscos para o negócio.
  • Gerenciar pesquisa e desenvolvimento (P&D).
  • Monitorar as tendências tecnológicas e sociais que poderiam afetar a empresa.
  • Participar de decisões de gestão sobre governança corporativa.
  • Comunicar a estratégia tecnológica da empresa aos parceiros, gestores, investidores e colaboradores.
  • Manter a informação atual sobre padrões de tecnologia e regulamentos de conformidade.

 

Qual a importância do CTO?

O Chief Technology Officer tem uma importante missão. É dele a responsabilidade de transformar os objetivos estratégicos das empresas em realidade. Isso quer dizer que é dele a função de colocar em prática estas metas por meio do desenvolvimento de soluções em tecnologia.

Por isso, podemos dizer que assim como CEO, Chief Executive Officer ou Diretor Executivo, o CTO também é um profissional extremamente importante para as organizações.
Sem seus conhecimentos, pesquisas e liderança, as empresas ficam sem o aporte necessário ao desenvolvimento de suas ideias, melhorias, inovações e crescimento contínuo. Valorize esta função e obtenha grandes resultados!

 

A UBISTART atua como CTO com as startups no qual ela é parceira, desenvolvendo um papel tanto na construção da tecnologia como no estratégico. Um exemplo é a OneChess, que você pode entender um pouco mais sobre ela no seguinte post blog.ubistart.com/2016/10/03/onechess

Artigos relacionados

Tags: , , , ,